top of page

ORADORES

MariaHelenaMelimBorges.jpg

Diretora-adjunta do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas

MARIA HELENA MELIM BORGES

É natural do Funchal, Ilha da Madeira. Licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e Pós-Graduada em Ciências Documentais pela mesma Universidade, começou a sua atividade profissional como docente no Liceu Dona Leonor, em Lisboa.

 

Foi assessora do Ministro da Justiça, entre 1978 e 1980, onde, no Grupo Coordenador para o Exame do Direito Derivado, coordenou a preparação da adesão de Portugal à União Europeia e a criação do Gabinete de Direito Europeu, onde exerceu funções até ao ano de 1983.

 

Nesse ano, ingressou nos quadros da Fundação Calouste Gulbenkian, primeiro no Serviço de Bibliotecas Itinerantes e Fixas, depois no Serviço de Educação e Bolsas e, desde 2012, é Diretora-Adjunta do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas. 

Roberto Soto Arranz.jpg

Chefe da Secção de Coordenação de Bibliotecas na Província de León

ROBERTO SOTO ARRANZ

Licenciado em Geografía e História pela Universidade de Valladolid e em Documentação pela Universitat Oberta de Catalunya.

Chefe da Secção de Coordinação de Bibliotecas na Província de León, desde 2007, com a responsabilidade direta das Bibliomóveis da Província de León, sob cuja administração receberão os seguintes prémios:

  • Reconhecimento do Ministério da Cultura para o Melhor serviço digital em bibliotecas públicas espanholas para povoações com menos de 5.000 habitantes para a aplicação móvel “Bibliobuses de León”

  • Premio REBIUN 2018 para “Plano de Modernização das Bibliomóveis de León, 2008-2018”.

Presidente fundador da Associación de Profesionales de Bibliotecas Móviles (ACLEBIM), Prémio Nacional para o Fomento de la Lectura, 2013.

Coordenador do Grupo de Trabalho do Ministério da Cultura e Desporto sobre  Plano de Especial Atenção ao Meio Rural.

Autor da obra “Historia del Centro Provincial Coordinador de Bibliotecas de León (1948-1986)”, (1995)

Coordenador do manual “La biblioteca móvil”.

Articulista e conferencista sobre lectura pública e serviços bibliotecários móveis, em fóruns nacionais e internacionais.

Colaborador no Blog colectivo “Biblogtecarios”.

Coordenador da secção “Bibliobuses” na revista "Mi Biblioteca".

Jeremy.jpg

Diretor-geral Bibliothèques Sans Frontières

JÉRÉMY LACHAL

Licenciado em Sciences Po Paris e mestre em Direito Internacional, fundou a Bibliothèques Sans Frontières em 2007 juntamente com o historiador Patrick Weil. Desde essa altura que dirige essa ONG com o intuito de levar o conhecimento a todos aqueles que se encontram privado dele, em todo o mundo.

Jérémy Lachal é membro da Clinton Global Initiative e é membro da Ashoka desde 2015. Também esteve associado, entre 2012 e 2015, ao programa de liderança internacional da IFLA (Federação Internacional de Associações de Bibliotecas).

Em outubro de 2014, por ocasião do quinto aniversário do TedxParis, no Teatro du Chatelet, fez uma palestra sobre as "Ideas Box".

bruno.JPG

Diretor de Serviços de Bibliotecas da DGLAB

BRUNO DUARTE EIRAS

Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, com Pós-Graduação em Ciências Documentais (Biblioteca e Documentação) pela Universidade Autónoma de Lisboa.
Mantém atividade na área da investigação histórica colaborando em projectos através da realização de trabalhos de edição e fixação de textos, para além de pesquisa bibliográfica e documental; colaborou na obra “Portugal Património” dirigida por Álvaro Almeida e Duarte Belo editada pelo Circulo de Leitores.
Foi Bibliotecário nas Bibliotecas Municipais de Oeiras onde desempenhou funções de Coordenador dos Serviços de Apoio ao Leitor das bibliotecas municipais, gerindo também projectos de promoção da leitura.

Desde Abril de 2017  detém o cargo de Diretor de Serviços de Bibliotecas na DGLAB.

bottom of page